Parte 2: Interacting as a Pilot. Duração aproximada: 10 minutos

Na segunda parte do teste, “Interacting as a Pilot”, o candidato vai interagir com o controle de tráfego aéreo desempenhando o papel do piloto de uma aeronave bimotora, cujo call sign é ANAC 123. Três diferentes comunicações radiotelefônicas são apresentadas por meio de dois áudios em cada uma delas.

O candidato pode ouvir até duas vezes cada gravação. Caso sinta essa necessidade, é importante que o candidato solicite essa repetição, interagindo como um piloto. O candidato não será penalizado por solicitar repetição. Dentro de cada situação, que pode ser previsível ou inesperada, o candidato deve agir como num role-play – isto é, entrar no papel de piloto e interagir com o controlador de forma apropriada, confirmando ou esclarecendo mal-entendidos como se estivesse numa situação real. Da mesma forma que o faria se estivesse numa cabine, o candidato deve fazer anotações enquanto escuta os áudios.

Todas as informações são importantes. Ao final de cada situação da parte 2, após interagir com o controlador, o candidato reportará ao examinador todas as informações compreendidas do último áudio. O principal objetivo da parte dois é avaliar a capacidade do piloto de compreender os áudios e de interagir apropriadamente com o controlador de tráfego aéreo (voice-only communications).