Parte 3: Unexpected Situations. Duração aproximada: 10 minutos

Na terceira parte do exame, “Unexpected Situations”, o candidato escuta três situações de emergência diferentes, apresentadas por meio de gravações de diálogos radiotelefônicos entre piloto e controlador. Nesta parte do teste também é permitido fazer anotações. Cada interação é tocada automaticamente duas vezes, havendo uma pausa de 5 segundos entre elas.

Em seguida, o candidato deve reportar todas as informações que conseguiu compreender, reportadas pelo piloto e pelo controlador, bem como responder a uma questão proposta pelo examinador. No final da Parte 3, o candidato deve comparar as emergências que escutou com relação ao grau de severidade, soluções possíveis e formas de prevenção. Ao final da parte 3, o interlocutor irá coletar e eliminar os papéis usados pelo candidato para fazer as anotações nas partes 2 e 3.

O objetivo desta parte é não apenas avaliar a capacidade do candidato de identificar e compreender situações reais de emergência ou complicações situacionais através de gravações (canal não-visual), como também de interagir com o examinador ao relatar o que ouviu (face-a-face), fazendo a transição da fraseologia padronizada para o inglês geral. Além disso, as perguntas propostas pelo examinador na parte 3 dão ao candidato a oportunidade de expandir mais suas respostas e de demonstrar melhor sua proficiência no idioma.